O que a música proporciona de bom na vida das pessoas
A música está presente em nossa vida de um modo intrínseco, mas o que a música proporciona de bom nas nossas vidas? A resposta não pode ser tão simples! Já que os benefícios são tantos que não podemos resumir em apenas um parágrafo!
Por isso, vamos falar sobre o que a ela proporciona de bom, mas separados em tópicos principais, que são a educação, a saúde e o trabalho.
Então coloque seu som favorito em embarque nesse conhecimento musical que você terá agora!
A música durante o processo de aprendizado
Muitos pesquisadores pelo mundo já comprovaram que a música tem a capacidade de desenvolver a mente humana, além de promover o equilíbrio da mesma. A música consegue criar um estado agradável de bem-estar e isso, facilita a concentração e o desenvolvimento do raciocínio. Principalmente em questões reflexivas, que estão ligadas ao famoso pensamento filosófico.
Uma pesquisa realizada pelos alemães, chegou a conclusão que os tons musicais ativam cerca de 25% do cérebro no momento dos estudos. Os benefícios são ainda maiores para quem estuda notas musicais, divisões ritmas ou tocam algum instrumento. Essas pessoas conseguem atingir notas em provas matemáticas até 100% maiores que outros alunos que não estudam música!
Sendo assim, alunos que estão envolvidas diretamente com a música tem maior desempenho escolar, por isso, se possível coloque seu filho quanto antes em uma escola de musical!
Benefício da música para saúde
Além de ser excepcional para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e lógicas, a música tem um potencial incrível de melhorar nossa saúde!
Reduz o estresse
Ela tem uma capacidade imensa na redução de estresse principalmente o ritmo clássico, esse ritmo tem a capacidade de gerar um efeito calmante. Em um estudo científico foi comprovado inclusive, que a música clássica consegue reduzir a ansiedade e o estresse, muito mais que os remédios.
Aumenta a resistência muscular
Durante a atividade física a música ainda tem a capacidade de aumentar a resistência muscular em até 15%. Por isso, se você precisa aumentar seu rendimento invista em ritmos que te motivem!
Você fica mais saudável
Quando você ouve música um hormônio chamado dopamina aumenta no seu corpo, esse hormônio é o responsável pelo bem-estar. Esse hormônio é liberado quando realizamos atividades como fazer sexo ou comer. Se você está tentando emagrecer, tente trocar o prazer de comer pelo de ouvir sua música favorita!
Melhora a saúde do coração
Se você tem problemas cardiovasculares comece a ouvir música diariamente. Quando uma pessoa ouve músicas alegres suas veias dilatam cerca de 26%, esse aumento no fluxo sanguíneo, pode melhorar doenças como a hipertensão!
Trata doenças mentais
Pessoas que tem problemas relacionados a memória, quando submetidas a ouvirem música clássica diariamente, obtiveram uma melhora significativa. Essa melhora é ainda maior quando elas se dedicaram a aprender a tocar um instrumento.
Reduz TPM e enxaqueca
Se você é mulher e sofre com esses problemas, colocar ritmos de meditação, durante esse período pode ajudar. Isso porque, as músicas de meditação reduzem a velocidade das nossas ondas cerebrais.
Bom humor sempre
Quem tem o costume de ouvir música diariamente possui um humor bem melhor! Se você anda meio desanimado, prepare uma playlist com suas músicas favoritas!
Música e trabalho uma parceria de sucesso
Esse é um tema que pode gerar polemica. Já que muitas empresas podem não aderir há esse hábito, mas talvez de saber e comprovar os benefícios da música no trabalho elas mudem de ideia.
Se você está com um projeto de difícil execução e está precisando animar para que o projeto se desenvolva. Experimente colocar umas músicas mais animadas, músicas assim, ajudam a melhorar o desempenho sobre pressão.
Um exemplo que a música faz muita diferença no ambiente de trabalho é que em hospitais americanos, no momento da cirurgia, o cirurgião já tem um playlist separada. Foi comprovado que esses cirurgiões que escutavam suas músicas favoritas durante a cirurgia eram mais precisos.
Se o que você está precisando é de criatividade, procure ouvir as que tenham de 50 a 80 batidas por minutos. Esse tipo de música ajuda o cérebro a lembrar e a absorver melhor as informações adquiridas.
Agora se você precisa de concentração e raciocínio a melhor indicação é a música instrumental e clássica. Já que esse tipo de música melhora a performance intelectual, melhorando a atenção e o pensamento. A música que favorece a concentração deve ter entre 60 a 70 batidas por minuto.
Para tarefas mais simples e chatas como responder um e-mail, as mais indicadas são os clássicos, principalmente o rock! Esse estilo aumenta nossa produção, motiva a equipe e ainda é capaz de reduzir erros!
Cuidado ao usar o fone de ouvido
Apesar de ter muitos benefícios é preciso tomar alguns cuidados, principalmente quando se usa os fones de ouvidos. O volume máximo para seus ouvidos é de 80 decibéis. Ouvir acima desse nível, podem com o tempo danificar sua audição.