Radio PlugOne

Tudo o que você precisa saber sobre o 5G no Brasil

A expectativa é enorme para a chegada da 5ª geração da internet banda larga no Brasil, que deve ocorrer até o segundo semestre deste ano de 2022.
Pensando nesse assunto, resolvemos listar alguns avanços que chegarão junto com o 5G:

DOWNLOADS INSTANTÂNEOS – A conexão 5G promete revolucionar o modo como usamos a internet, já que vai possibilitar downloads em piscar de olhos, permitindo baixar filmes e carregar páginas e vídeos em questão de segundos.

DIMINUIÇÃO DA TAXA DE LATÊNCIA – Sabe aquele Delay irritante que não te deixa assistir a sua aula online? Então! Uma outra super vantagem do 5G é que ele permitirá conexões infinitamente mais estáveis. Isso será possível porque, o tempo que um sinal ou pacote demora para sair do computador de origem e chegar no destino será baixíssimo, garantindo a comunicação em tempo real.

METAVERSO! – As previsões de Zuckerberg só serão possíveis com a tecnologia 5G. Para quem não sabe, Mark Zuckerberg lançou uma previsão que em poucos anos, vamos interagir com as pessoas, participar de reuniões através de videoconferências, usando um avatar.

CIRURGIA ROBÓTICA – Incrível! A Tecnologia torna possível a realização de cirurgias com o médico e paciente em lugares distintos. Um cirurgião dos EUA, por exemplo, poderá operar um paciente no Brasil sem se deslocar, isso é realmente o futuro!

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – O 5G poderá ser usado conjuntamente com outros tipos de tecnologia, como o Big Date, para conectar as cidades, sendo possível até mesmo a implementação de câmeras e semáforos inteligentes, o que traz muitos benefícios em diversos segmentos da vida cotidiana nas metrópoles.

CONEXÃO ENTRE OS DISPOSITIVOS – Parece coisa de filme, mas a tecnologia 5G possibilita a conexão entre os mais variados tipos de dispositivos, de forma imediata, como por exemplo, você vai poder ligar a sua máquina de lavar direto do seu celular, ou trancar a porta à distância.

E agora, a pergunta que todo mundo quer fazer: Quando o 5G chega no Brasil?

A expectativa da chegada da tecnologia 5G está enorme entre os brasileiros, e é compreensível, diante de tantas facilidades que trará para o nosso cotidiano.

A previsão de chegada é de até JULHO DE 2022.

No ano passado, foi realizada pela Anatel, a licitação no modelo Leilão Público e 9 empresas de telefonia irão poder operar as faixas de frequência de 700 MHz, 3,5 GHz, 2,3 GHz e 26 GHz, confira quais são para escolher a sua:
● Vivo
● Claro
● Tim

Mas, como há alguns pré-requisitos necessários para a implantação, como 10 vezes mais antenas que o 4G, a tecnologia não chega no Brasil inteiro de uma única vez, a expansão será escalonada e, por enquanto, somente 12 das 27 capitais receberão o 5G, confira a previsão:
● Cidades com mais de 500 mil habitantes: até julho de 2025.
● Cidades com mais de 200 mil habitantes: até julho de 2026.
● Cidades com mais de 100 mil habitantes: até julho de 2027.
● Cidades com mais de 30 mil habitantes: até julho de 2028.

Essa programação vai depender muito do investimento das operadoras de telefonia,que precisam adequar a sua estrutura nas cidades para receber o 5G.
Assim, segundo a Anatel, somente as seguintes cidades receberão a tecnologia até JULHO deste ano, veja o cronograma inicial:
● 31 de julho de 2022: capitais e Distrito Federal (DF) tendo uma estação rádio base (ERB, ou antena) a cada 100 mil habitantes;
● 31 de julho de 2023: capitais e DF tendo uma ERB a cada 50 mil habitantes;
● 31 de julho de 2024: capitais e DF tendo uma ERB a cada 30 mil habitantes;
● 31 de julho de 2025: capitais e DF e cidades com mais de 500 mil habitantes tendo uma ERB a cada 10 mil habitantes;
● 31 de julho de 2026: cidades com mais de 200 mil habitantes tendo uma ERB a cada 15 mil habitantes;
● 31 de julho de 2027: cidades com mais de 100 mil habitantes tendo uma ERB a cada 15 mil habitantes;
● 31 de julho de 2028: pelo menos 50% das cidades com mais de 30 mil habitantes tendo uma ERB a cada 15 mil habitantes;
● 31 de julho de 2029: 100% das cidades com mais de 30 mil habitantes tendo uma ERB a cada 15 mil habitantes.

Nos municípios com até 30 mil habitantes, a Anatel determina a instalação de até 5 estações rádio base, conforme o tamanho da população. Veja o cronograma para estas cidades:
● 31 de dezembro de 2026: 30% dos municípios com até 30 mil habitantes;
● 31 de dezembro de 2027: 60% dos municípios com até 30 mil habitantes;
● 31 de dezembro de 2028: 90% dos municípios com até 30 mil habitantes;
● 31 de dezembro de 2029: 100% dos municípios com até 30 mil habitantes.

Se você não mora em alguma dessas capitais, não desanime! Esse é um cronograma inicial e tudo vai depender da disponibilidade dos investimentos das Operadoras de telefonia, como já dissemos acima.
Um cronograma inicial já um belo prelúdio do futuro!
Conta pra gente, você também está ansioso pela chegada do 5G? Deixe a sua resposta nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *