Radio PlugOne

Edição 044 – Coldplay

Coldplay é uma banda britânica de rock fundada em 1996 na Inglaterra pelo vocalista e pianista Chris Martin e o guitarrista Jonny Buckland no University College London. Depois de formar o Pectoralz, Guy Berryman se juntou ao grupo como baixista e eles mudaram o nome para Starfish. Will Champion entrou como vocalista de apoio e baterista, sem nenhuma experiência anterior com o instrumento. O empresário Phil Harvey é considerado o quinto membro não oficial. A banda passou a ter o nome atual quando Tim Crompton, amigo de Chris, sugeriu o nome antigo de seu grupo, “Coldplay”, já que o considerava “excessivamente depressivo”. Em seus primeiros anos, a banda gravou e lançou três EPs; Safety em 1998, Brothers & Sisters e The Blue Room em 1999. Este último foi o primeiro lançamento da banda por uma grande gravadora, depois de assinar contrato com a Parlophone.

Coldplay alcançou fama mundial com o lançamento da canção “Yellow” em 2000, seguido por seu álbum de estreia lançado no mesmo ano, Parachutes, que foi nomeado para o Mercury Prize. O segundo álbum da banda, A Rush of Blood to the Head, foi lançado em 2002 e recebeu aclamação da crítica. Seu terceiro álbum, X&Y, foi o álbum mais vendido em todo o mundo em 2005; o quarto álbum de estúdio, Viva la Vida or Death and All His Friends, produzido por Brian Eno, foi o álbum mais vendido de 2008 e rendeu à banda três Grammy Awards. Em 2011, Coldplay lançou seu quinto álbum de estúdio, Mylo Xyloto, que liderou as paradas de mais de 34 países e foi o álbum de rock mais vendido do Reino Unido em 2011. Desde então, a banda lançou Ghost Stories (2014), A Head Full of Dreams (2015), Everyday Life (2019) e Music of the Spheres (2021).

Coldplay vendeu mais de 100 milhões de discos e singles em todo o mundo, tornando-os um dos artistas musicais com mais vendas em todo o mundo. Eles ganharam vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo nove Brit Awards, sete MTV Video Music Awards, oito MTV Europe Music Awards e sete Grammy Awards de 35 indicações. Os três primeiros álbuns da banda — Parachutes (2000), A Rush of Blood to the Head (2002) e X&Y (2005) — estão entre os álbuns mais vendidos da história das paradas do Reino Unido.

Em dezembro de 2009, os leitores da Rolling Stone votaram no grupo como o quarto melhor artista dos anos 2000 e a revista Q incluiu o grupo em sua lista de Artistas do Século. Coldplay também já apoiou várias causas sociais e políticas, como a campanha Make Trade Fair da Oxfam e a Anistia Internacional. Eles também se apresentaram em projetos de caridade, incluindo a Band Aid 20, Live 8, Global Citizen Festival, Sound Relief, Hope for Haiti Now: A Global Benefit for Earthquake Relief, One Love Manchester, The Secret Policeman’s Ball, Sport Relief e Teenage Cancer Trust.

Nos primeiros álbuns, o estilo musical do Coldplay foi definido como rock alternativo, chegando a ser comparado a Radiohead e Oasis. O vocalista e compositor Chris Martin, rotulou a sonoridade da banda como “hard rock”.

O tom do primeiro álbum de estúdio da banda, Parachutes, era descrito com pop melódico com “distorcidos riffs de guitarra e percussão swishing”. Também foi descrito como “elegantemente escuro e artisticamente abrasivo”. Em uma revisão de A Rush of Blood to the Head as canções foram consideradas por conter “melodias e um desgosto” e que eles tinham uma “nova confiança”. As músicas de X&Y foram consideradas “ruminações sobre dúvidas de Martin, medos, esperanças e amores”. Coldplay reconheceu a banda de rock alternativo escocesa, Travis, como uma grande influência em seu material anterior.

Em Viva la Vida or Death and All His Friends, o estilo do grupo mudou para art rock, experimentando diferentes instrumentos, incluindo orquestras, pianos honky-tonk, etc. Mylo Xyloto, Ghost Stories e A Head Full of Dreams seguiram a linha experimental, se afastando cada vez mais do rock presente em seus primeiros trabalhos.

Com inspirações musicais até mesmo do Nirvana e Katy Perry, o álbum Ghost Stories foi considerado mais como um álbum solo do Chris do que um álbum do Coldplay. Suas letras refletem sentimentos de perda, traição, amargura, solidão e melancolia. O divórcio de Chris com a atriz Gwyneth Paltrow foi a principal inspiração do álbum.

“Sentimos que o rock já acabou. O futuro da música são novos sons e novos tratamentos de voz. Ninguém pode nos colocar numa lista de 10 melhores bandas de rock. Talvez só fizemos rock uma vez… E por 10 minutos.” declarou Chris Martin ao Telegraph, sobre o álbum A Head Full of Dreams.

Apesar da popularidade mundial da banda Coldplay, o grupo manteve-se protetor de suas músicas para não serem usadas na mídia, recusando-se a sua utilização para endossos de produtos. No passado, o Coldplay recusou vários contratos milionários da Gatorade, Diet Coke e Gap, que queriam usar as canções “Yellow”, “Trouble” e “Don’t Panic”, respectivamente. De acordo com o vocalista e pianista Martin, “nós não seríamos capazes de viver com nós mesmos se vendêssemos os significados das músicas que gostamos.” A canção “Viva la Vida” foi apresentada no comercial da iTunes Store, publicando a sua disponibilidade exclusiva do single como um download digital no iTunes. Coldplay apoia a Anistia Internacional. Martin é considerado uma das celebridades de maior visibilidade que defendem o comércio justo, apoiando a Oxfam com a contínua campanha Make Trade Fair. Ele esteve em viagens com a Oxfam para avaliar as condições, tem aparecido em sua campanha publicitária e é conhecido por usar a “Make Trade Fair” durante aparições públicas da banda (incluindo concertos do Coldplay). A banda também foram filmados para Make Poverty History, clicando em seus dedos.

Durante os primeiros anos, o Coldplay se tornou amplamente conhecido nos meios de comunicação por doar 10% dos lucros da banda para a caridade, o que eles continuam a fazer até hoje. O baixista Guy Berryman disse, “Você pode tornar as pessoas conscientes sobre questões sociais. Não é muito esforço para nós fazer isso, mas se isso pode ajudar as pessoas, então nós queremos ajudá-las.” A banda também pede que todos os donativos destinados a eles sejam doados para a caridade, de acordo com uma resposta na seção FAQ do site do Coldplay. Martin também protestou contra a Invasão do Iraque em 2003 e aprovou os candidatos Democrata à presidência dos Estados Unidos, John Kerry e Barack Obama, em 2004 e 2008 respectivamente.

Em junho de 2009 o Coldplay começou a apoiar a Meat Free Monday, uma campanha de alimentos criada por Paul McCartney que tenta ajudar a parar as mudanças climáticas, incentivando as pessoas a ter pelo menos um dia sem carne por semana.

De 17 e 31 de dezembro de 2009 o Coldplay leiloou uma quantidade de objetos significativos da banda, incluindo uma de suas primeiras guitarras, no eBay. As doações foram para a Kids Company, uma instituição de caridade que ajuda crianças e jovens vulneráveis em Londres. Um mês depois, em janeiro de 2010, o Coldplay tocou uma versão ligeiramente modificada de “A Message”, intitulada “A Message 2010”, na maratona especial Hope For Haiti Now, arrecadando dinheiro para as vítimas do terremoto no Haiti em 2010.

Referências de pesquisa: Wikipédia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *