Poucas pessoas tiveram um impacto maior na música depois de pegar na guitarra do que Angus Young do AC / DC . O guitarrista perenemente com uniforme escolar fez a trilha sonora da rebelião adolescente de incontáveis gerações, instilando neles um desejo sincero de tocar rock sempre que puderem. Mas, para Young, houve um guitarrista que realmente surpreendeu a todos – Jimi Hendrix.
É difícil quantificar o impacto que Hendrix teve na música popular. Longe do palco, ele falou gentilmente e com autoridade espiritual inteligente enquanto encorajava continuamente as pessoas a se dedicarem à sua arte e a encontrá-la nos lugares mais mundanos. Foi um mantra de atuação que inspirou incontáveis guitarristas que moldaram a cena do rock do século 20 como a conhecemos. Mas, é claro, foi no palco e nas gravações que Hendrix realmente brilhou. Young se lembra de ter ouvido aquele som mercurial vazando pelas ondas do rádio e como isso mudou sua vida.
Young estava se abrindo sobre seus álbuns favoritos em uma entrevista recente quando fez a revelação. “A questão é muito do que acontece nesses álbuns, quando éramos mais jovens, é para onde muito de tudo volta, naquele ponto – como quando eu era um adolescente precoce; 13 ou 14 ”, disse Young à Tiny TV. “A música me animava, ainda naquela idade.” É a época de nossas vidas em que ficamos felizes por nos esforçarmos até o limite para entrar na cultura pop e também é uma época em que muitos de nós nos apaixonamos por nossos ídolos
“E penso no que, na minha época, eu gostava de música, eu tinha que esperar a noite toda”, relembrou o roqueiro australiano. “Eu ficava lá a noite toda, e então por volta das duas da manhã, tinha um homem no rádio, e ele tocava rock dessa época. Ele era um homem americano. E eu tinha um pequeno rádio, e eu sentava lá na minha cama e acordava só para esse cara. E lá estava eu. E ele iria produzir as coisas mais recentes ”, acrescentou.
“Eu ouvi [Jimi] Hendrix lá, eu ouvi Cream – pessoas assim. E mais tarde, você começou a ter seus Zeppelins [Led] e bandas assim. E especialmente quando Jimi Hendrix, quando eu ouvi ‘Purple Haze’ , cara, era isso. Eu estava tão animado.” Isso não foi o suficiente para Young, depois de ouvir Hendrix, ele precisava de mais. “E então pensei: ‘Como vou descobrir sobre Jimi Hendrix?’ Eu estava andando em qualquer lugar. Fui a uma loja de revistas e estou tentando ver se eles têm uma revista da Inglaterra, porque eu sabia que ele estava em Londres. E eu encontrei uma pequena foto desse cara com uma guitarra, e eu pensei, ‘Uau! Eu quero ficar assim tão legal. ‘”
Não temos certeza de como Young passou dessa noção para a decisão de usar um uniforme escolar durante a maior parte de sua vida adulta, mas está claro que Hendrix inspirou o guitarrista a ser um dos músicos mais proeminentes do século.