Radio PlugOne

[metaslider id=”1694″]

Edição 001 – Ariana Grande

Ariana Grande-Butera (Boca Raton, 26 de junho de 1993), conhecida profissionalmente como Ariana Grande, é uma cantora, atriz, compositora e apresentadora estadunidense. Em oito anos de carreira solo, ela venceu dois Grammy Awards em um total de doze indicações

Grande fez sua estreia em 2008, atuando como Charlotte em 13 na Broadway. Entre 2010 e 2013, interpretou Cat Valentine na série Victorious, da Nickelodeon, e reprisou esse papel no spin-off Sam & Cat. Ela também atuou em outros papéis no teatro e na televisão e emprestou sua voz para programas de televisão e filmes animados.

Sua carreira musical começou com a trilha sonora da série Victorious. Desde então, Grande lançou seis álbuns, sendo o primeiro Yours Truly, que alcançou o primeiro lugar na parada de álbuns americana, a Billboard 200. O feito também foi conquistado em mais dois lançamentos de Grande, My Everything (2014) e Sweetener (2018). Em 2016, com seu terceiro disco, Dangerous Woman, ela alcançou o segundo lugar da mesma parada. Em 2019, a cantora entregou seu quinto álbum de estúdio, no dia 8 de fevereiro, intitulado Thank U Next. E no dia 30 de outubro de 2020 lançou seu sexto álbum de estúdio, Positions.

Além disso, Grande alcançou sete vezes o top 5 da parada americana Billboard Hot 100 com suas canções “Problem”, “Break Free”, “Bang Bang”, “Side to Side”, “No Tears Left to Cry”, além de “Thank U Next” e “7 Rings”, duas que chegaram ao topo da lista. A primeira com sete semanas não consecutivas e a segunda estreando como a terceira música feminina mais ouvida em sua primeira semana. Em 2020, também conquistou o topo com “Stuck with U” com Justin Bieber e “Rain on Me” com Lady Gaga. Voltou ao topo ainda em 2020 com a música “Positions”, primeiro single do seu álbum de mesmo nome.

Grande é a primeira artista na história da parada a ter o primeiro single de cada um dos seus cinco álbuns a estrear entre as dez primeiras posições da Billboard Hot 100. Em 2014, ela ainda ficou entre os dez primeiros colocados por 34 semanas seguidas e teve o maior número de top 10 singles dentre qualquer artista naquele ano.

Em 2019 ela inicia sua terceira turnê mundial, intitulada Sweetener World Tour. A primeira, em 2015 foi a The Honeymoon Tour e a segunda, em 2017, Dangerous Woman Tour, ambas com passagens pelo Brasil.

Seus prêmios incluem três American Music Awards, três MTV Europe Music Awards, dois MTV Video Music Awards e doze indicações ao Grammy, vencendo nas categorias Melhor Álbum Vocal de Pop, em 2019, com o seu quinto álbum de estúdio Sweetener, e Melhor Desempenho de Pop em Duo ou Grupo, pela canção “Rain on Me”. Em 2016, a TIME classificou Grande uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em sua lista anual. Em 2018, Billboard a nomeou com o título de “Mulher do Ano”.

A música dela geralmente é pop e R&B, e possui elementos do EDM, funk, dance e hip hop. Ela cresceu ouvindo músicas contemporâneas e dos anos 90. Sua música era originalmente voltada ao público jovem, tendo sido lançado o single bubblegum pop “Put Your Hearts Up”, que estava nos planos de ser lançado no álbum da cantora. Yours Truly é descrito em duas partes: a primeira, é um “retrocesso” a música R&B dos anos 90; e a segunda, Grande descreve como “algo que é muito único e especial”, que é completamente original. No processo de gravação, ela disse: “Então, metade dele é um retrocesso e semelhante a um sentimento familiar, de se sentir bem, e, então, a outra metade é algo que eu criei, que é algo especial, único e refrescante, que eu amo”. Seu álbum de estreia, inspirado no gênero doo-wop, foi elogiado por recriar a “vibe e a sensação dos 90”, tendo a colaboração de Babyface, responsável por uma série de hits R&B naquela época. A sequência My Everything é descrita como uma evolução do seu primeiro álbum, com um som novo voltado aos gêneros EDM e electropop.[145] Seu terceiro álbum, Dangerous Woman, possui elementos de deep house, soul, trap e dream pop; e seu quarto e quinto álbum de estúdio, Sweetener e Thank U, Next, a artista mistura elementos de EDM, doo-wop, R&B, hip hop, soul, funk, trap e dream pop.

Grande cita Gloria Estefan como a pessoa que a inspirou a seguir uma carreira na indústria musical. Ela foi elogiada pela cantora após se apresentar em um navio aos oito anos. Além disso, também cita Whitney Houston como uma grande influência em sua carreira e diz que ela foi sua inspiração desde que era uma criança. Grande descreve Houston como a razão de começar a cantar, bem como citando Brandy Norwood como influência, observando os “riffs” de suas músicas em particular.

Ela também cita Madonna, Destiny’s Child, Fergie, Christina Aguilera, India.Arie, Lady Gaga, Imogen Heap e Amy Winehouse como influências. Grande também fala que Big Sean é seu rapper favorito. O álbum de estreia de Grande foi inspirado por artistas como Amy Winehouse, Mariah Carey, Whitney Houston, Alicia Keys, Christina Aguilera, Katy Perry e Madonna, com colaborações inéditas de SkyBlu do LMFAO, 3OH!3, Kool Kojak e Pebe Sebert. Ela nomeou Alicia Keys, Mariah Carey e Beyoncé como as artistas femininas que ela tentou focalizar durante os três anos que levou para gravar seu álbum e as descreveu como “mulheres super confiantes”. Grande descreve Imogen Heap como uma das suas maiores influências, especialmente por causa das estruturas “complexas” de suas canções. Ela também cita India.Arie, por possuir uma voz “dos céus” e elogia sua capacidade lírica. Grande também cita a atriz e cantora Judy Garland como uma de suas influências na infância, pois cresceu a assistindo e ouvindo, admirando sua técnica de “contar histórias”.

Referências de pesquisa: Wikipédia