Shakira Isabel Mebarak Ripoll nasceu em 2 de fevereiro de 1977 em Barranquilla no departamento de Atlántico, na Colômbia. Ela é a única filha de William Mebarak, um rico e bem sucedido comerciante de jóias de Chadid e Nidia Ripoll Torrado. Seus avós paternos emigraram do Líbano para Nova York, onde o pai dela nasceu. Seu pai então emigrou para a Colômbia aos 5 anos. O nome de Shakira é árabe (شاكرة, šākirah), de que no idioma ele se traduz como “grata”. É a forma feminina do nome Shakir (شاكر, šākir). De sua mãe, ela tem ascendência espanhola (catalã e castelhana) e italiana. Ela foi criada na religião católica e frequentou escolas católicas. Ela tem oito meio-irmãos mais velhos do casamento anterior de seu pai. Shakira passou grande parte de sua juventude em Barranquilla, uma cidade localizada na costa norte do Caribe na Colômbia e escreveu seu primeiro poema, chamado “La Rosa De Cristal / The Crystal Rose”, quando tinha apenas quatro anos. Enquanto ela estava crescendo, ela ficou fascinada observando seu pai escrevendo histórias em uma máquina de escrever e pedindo uma como presente de Natal. Seu pai lhe deu uma máquina de escrever com a idade de sete anos, e continuou escrevendo poesia desde então. Estes poemas eventualmente evoluíram para músicas. Quando Shakira tinha dois anos, um meio-irmão mais velho foi morto em um acidente de moto; seis anos depois, aos oito anos de idade, Shakira escreveu sua primeira música, intitulada “Seus óculos escuros / seus óculos escuros”, que foi inspirada por seu pai, que durante anos usava óculos escuros para esconder sua dor.
Quando Shakira tinha quatro anos, seu pai a levou para um restaurante local do Oriente Médio, onde Shakira ouviu o doumbek, um tambor tradicional usado na música árabe e que costuma ser usado na dança do ventre. Ela começou a dançar na mesa, e a experiência fez com que ela percebesse que queria ser uma artista. Ela gostava de cantar para colegas de escola e professores (e até mesmo as freiras) na escola católica, mas na segunda série, ela foi rejeitada pela escola porque seu vibrato era muito forte. O professor de música disse a ela que ela era soava “como uma cabra”. Na escola, ela foi freqüentemente enviada para fora da aula por causa de sua hiperatividade (TDAH). Ela diz que também ficou conhecida como “a dama do barriga”, como ela demonstrava todas as sexta-feira na escola um número que ela havia aprendido. “Foi assim que descobri minha paixão pela performance ao vivo”, diz ela. Para despertar gratidão em Shakira pela educação dada, seu pai levou-a ao parque local para ver órfãos que moravam lá. As imagens ficaram na cabeça dela e ela disse para si mesma: “Um dia eu vou ajudar essas crianças quando eu me tornar uma artista famosa”.
Entre as idades de 10 e 13 anos, Shakira foi convidada para vários eventos em Barranquilla e ganhou alguns reconhecimentos na área. Foi nessa época que conheceu a produtora de teatro local Monica Ariza, que ficou impressionada com ela e como resultado, tentou ajuda-la em sua carreira. Durante um voo de Barranquilla a Bogotá, Ariza convenceu o presidente da Sony Colômbia, Ciro Vargas, de realizar uma audição para Shakira no lobby do hotel. Vargas manteve Shakira em grande consideração e, voltando ao escritório da Sony, entregou a cassete a uma música a um diretor de artistas. No entanto, o diretor não ficou animado e pensou que Shakira era algo como “uma causa perdida”. Implacável e ainda convencido de que Shakira tinha talento, Vargas criou uma audição em Bogotá, tendo providenciado que os executivos da Sony Colombia chegassem à audição, com a ideia de surpreendê-los com o desempenho de Shakira. Ela cantou três músicas para os executivos e os impressionou o suficiente para que ela conseguisse um contrato para gravar três álbuns.
Quando perguntada sobre sua arte, Shakira afirmou: “Minha música, penso eu, é uma fusão de muitos elementos diferentes. E estou sempre experimentando. Então eu tento não me limitar, nem me colocar em uma categoria, ou … ser a arquiteta da minha própria prisão”. Shakira freqüentemente afirmou ter sido influenciada pela música oriental e música indiana em muitos de seus primeiros trabalhos. Também foi influenciada por sua ascendência árabe, que foi uma grande inspiração para seu sucesso mundial “Ojos Así”. Shakira disse à TV portuguesa: “Muitos dos meus movimentos pertencem à cultura árabe”. Também cita seus pais como principais contribuidores para seu estilo musical. É também fortemente influenciada pela música andina e música folclórica sul-americana, usando sua instrumentação nativa para suas músicas latinas de dance-pop.
Seus primeiros álbuns em espanhol, incluindo Pies Descalzos e ¿Dónde están los ladrones?, Possuíam uma certa influência de música folk e rock latino. Seu primeiro álbum totalmente em inglês, Laundry Service e mais tarde os demais álbuns, foram influenciados pelo pop rock e pop latino. “Laundry Service” é principalmente um álbum de pop rock, mas também desenha influências de uma variedade de gêneros musicais. A cantora acreditou isso em sua etnia miscigenada, dizendo: “Eu sou uma fusão. Essa é minha personalidade. Eu sou uma fusão entre preto e branco, entre pop e rock, entre culturas, entre meu pai libanês e o sangue espanhol de minha mãe, o folclore colombiano e a dança árabe que amo com a música americana”.
Os elementos árabes e do oriente médio que exerceram uma grande influência sobre Dónde Están los Ladrones?2 também estão presentes no Laundry Service, mais proeminente em “Eyes Like Yours”/”Ojos, assim”.”Ojos Así”. Os estilos musicais de diferentes países da América do Sul estão no álbum. O Tango, um estilo de dança de salão de ritmo acelerado que se originou na Argentina, é evidente em “Objection (Tango)”, que também combina elementos de rock and roll. A música uptempo possui um solo de guitarra e uma ponte, na qual Shakira entrega vocais com rap.
She Wolf é predominantemente um álbum electropop, que combina influências dos estilos musicais de vários países e regiões, como África, Colômbia, Índia e Oriente Médio. Shakira denominou o álbum como uma “viagem experimental sonora” e disse que pesquisou música folclórica de diferentes países para “combinar elementos eletrônicos com sons do mundo, pandeiros, clarinetes, música oriental e hindu, dancehall, etc.” O álbum de 2010, Sale el Sol, é um retorno a suas origens contendo baladas, músicas de rock e músicas de dança latina como “Loca”.
Shakira afirmou que John Lennon era seu ídolo número um e sua maior influência musical. Quando criança, Shakira foi influenciada pela música rock, ouvindo fortemente bandas de rock como Led Zeppelin, The Beatles, Nirvana, The Police e U2, enquanto suas outras influências incluíam Gloria Estefan, Madonna, Sheryl Crow, Alanis Morissette, Marc Anthony, Meredith Brooks e The Cure. Shakira é conhecida por sua dança em vários videoclipes e em apresentações. Seus movimentos são baseados na arte da dança do ventre, como parte da ascendência libanesa. Shakira costuma executá-la com os pés descalços e diz que aprendeu essa forma de dança quando adolescente, para superar sua timidez. Mencionou em entrevista à MTV que aprendeu a dança do ventre, tentando virar uma moeda com a barriga.
Em 2006, uma estátua de Shakira de 6 toneladas e 16 pés de altura, projetada pelo artista alemão Dieter Patt, foi instalada na cidade natal da cantora, Barranquilla, no parque perto do Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, onde Shakira se apresentou durante sua Oral Fixation Tour. Em julho de 2018, Shakira visitou Tannourine no Líbano, que é a vila de sua avó paterna. Durante sua visita, Shakira visitou a Reserva dos Cedros no Tannourine, onde uma praça na floresta recebeu o nome dela, com o nome “Shakira Isabelle Mebarak”.
Shakira é uma figura proeminente na música latina, e sua passagem para o mercado global está superando o que o The New York Times a chamou de “Titã do pop latino” por sua posição única e líder na música em espanhol dizendo “Shakira é um titã de Pop latino – Mesmo quando uma nova geração de artistas de língua espanhola está entrando no mainstream da música americana, a produção de Shakira fica sozinha”. Além disso, a Forbes considerou Shakira como “fenômeno de crossover” por seu sucesso incomparável no crossover. e uma das latinas mais poderosas do mundo. Seu cruzamento sem precedentes inspirou outros artistas latino-americanos a tentarem atravessar o mercado anglófono, um exemplo é a estrela pop mexicana Paulina Rubio, tendo MTV dizendo “não há dúvida de que Shakira abriu portas neste país para artistas como Rubio para ter sucesso”. Após o cruzamento, sua presença global e popular tornou-se grande o suficiente para a revista TIME chamar Shakira de “lenda pop”.
Muitos artistas têm citado Shakira como seu ídolo ou inspiração e foram influenciados por ela em algum ponto da sua carreira, como Beyoncé, Rihanna, Lauren Jauregui, Rita Ora, Justin Bieber, Maluma, Karol G, Natti Natasha, Lele Pons, e Becky G.
Shakira decidiu criar, em 1997, na Colômbia, seu país de origem, a Fundação Pies Descalzos, que é uma entidade assistencial voltada para as crianças carentes. Mais de 4,5 mil crianças são atendidas e recebem atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional. São beneficiadas crianças que perderam os pais e aquelas que possuem família. Nestes casos, os pais também recebem auxílio. Centenas de escolas recebem colaboração da fundação, que tem o nome de um dos álbuns de Shakira, Pies Descalzos (Pés Descalços). Desde o início da carreira, Shakira declara-se preocupada com as causas sociais. Foi eleita a primeira colombiana a ser embaixadora do Unicef, o fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude. Regularmente, Shakira visita a fundação, que conta com o apoio de várias empresas, e até ensina as crianças a cantar e dançar. A Colômbia enfrenta diversos problemas sociais. Além das distorções quanto a distribuição de renda, a guerrilha aprofunda estes problemas. No documentário de um dos seus DVD’s, Shakira afirma que zelar pela criança é cuidar para que o futuro seja melhor e que não basta fazer um trabalho assistencial, deixando de lado a educação. Também fez questão de colocar imagens de bairros pobres e de como é comum a presença do Exército nas ruas.
Atualmente, Shakira aliou-se com cantores, e empresários e organizações de cooperação internacional criando a Fundação ALAS, ou América Latina en Acción Social, para arrecadar fundos para o combate à pobreza em todo o continente. A entidade terá o apoio de organizações não-governamentais e de intergovernamentais como a Unicef.
Referências de pesquisa: Wikipédia