A MSI resolveu tentar solucionar o problema de pontos da casa com acesso fraco para o Wi-Fi: antenas móveis. A ideia está em um novo roteador da empresa, chamado RadiX BE22000 Turbo, apresentado durante a CES 2023 e que faz com que estas partes do produto possam mudar de posição para tentar seguir o dispositivo conectado na outra ponta.
Sim, você não leu errado e o nome do roteador é o pior possível para poder falar na hora de pedir para o vendedor, mas a ideia dele é bastante promissora, vai por mim. Primeiro, é importante deixar claro que ele tem sim foco no público gamer que não para num mesmo local por muito tempo e entrega o que há de melhor em tecnologia por já ser compatível com o Wi-Fi 7 – ainda sem padrão definido.
O roteador tem banda com canais em 320 MHz e com isso a promessa da MSI é de aumentar a velocidade em até quatro vezes, se comparado com um produto Wi-Fi 6. Mas, o que chama atenção mesmo é o conjunto de antenas sendo capaz de mover dentro de seu próprio eixo, para entregar a melhor qualidade de sinal possível para o dispositivo conectado.
Roteador tem antenas que giram sozinhas
O objetivo não é apenas aumentar a velocidade, mas tentar eliminar pontos sem conexão na casa ou então com sinal fraco. A ideia realmente parece bacana para quem não quer espalhar repetidores ou criar uma rede mesh, mas me preocupa é a garantia de que as partes móveis continuarão operando plenamente depois de alguns anos – você não troca seu roteador todo ano, né?
Imagine só uma poeira que entra em alguma parte, vai acumulando e depois impede que a antena vire para um lado, ou o motor precisar de lubrificante para continuar movendo sem fazer barulho. Ou então como os motores vão lidar com o calor gerado por este trabalho, junto do aquecimento natural do roteador por seu funcionamento em velocidades altas do Wi-Fi 7.
Eu não sei como resolver isso e a MSI também não, tanto que o RadiX BE22000 Turbo só deve chegar ao mercado em algum momento de 2024. Se você gostou da ideia de melhorar o sinal pela casa com antenas móveis e precisa resolver este problema neste ano, é melhor continuar pensando em repetidores ou rede mesh mesmo.
Fonte: Olhar Digital / Engadget