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Prancha de surfe elétrica chega a 60 km/h e pode custar mais que seu carro

A Awake, uma empresa sueca, criou uma prancha de surf elétrica que chega a até 57 km/h, batizada de “Ravik S 22”, que pode custar mais que seu carro.

O modelo de prancha traz altas velocidades mesmo que não haja onda nas águas, trazendo alta potência e também tempo de resposta, pois leva apenas quatro segundos para atingir 50 km/h.

De acordo com as informações divulgadas pela empresa, ao todo são três modos de velocidade, e para resolver questões de sensação de controle, o tempo de resposta entre a plataforma e o piloto é de apenas 0,02 segundos.

Segundo a Awake, a questão de tempo de resposta também traz a segurança necessária para que o surfista possa realizar suas manobras com confiança.

Prancha de surf elétrica e “bateria curta”
A empresa conta com duas versões de bateria da Ravik S 22, sendo que com a bateria padrão, há apenas de 15 a 20 minutos de “surf elétrico”, e para recarregar é preciso 1 hora e 20 minutos na tomada.

Já com a bateria estendida XR, o tempo é estendido para 20 a 45 minutos de surf para a prancha elétrica, sendo recarregada completamente em duas horas.

Em questão de preço, o modelo padrão da Ravik S 22 pode ser encomendada no site da Awake por € 12.900 (R$ 76 mil em conversão direta em câmbio atual, desconsiderando impostos e taxas).

Já a com bateria estendida, o valor sobe para € 15.900 (aproximadamente R$ 93 mil, também em conversão direta no câmbio atual).

Design da Ravik S 22
O design geral e o sistema de bateria permanecem os mesmos do modelo anterior, chamado Ravik S, que foi lançado há dois anos.

A empresa sueca está no mercado desde 2017, e já possui diversos modelos de pranchas de surf em seu portfólio além desse.

A Ravik S 22 foi reprojetada para ser mais potente e alcançar maior aceleração do que sua irmã mais velha, trazendo o mesmo casco em forma de W.

Além disso, conta com um design de balancim agressivo e o sistema Linear Jet, que já é patenteado pela fabricante.

De acordo com a Awake, essa tecnologia tem sucção de ar mínima e proporciona uma experiência de condução estável, previsível e contínua, mesmo em águas agitadas.

Fonte: Engenharia Hoje / Rafael Pires Jenei

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