Radio PlugOne

Vinhetas entenda o significado

O Rádio é o meio de comunicação que desafia e sobrevive ao tempo e às novas tecnologias.
Mesmo que a internet esteja se expandindo mais a cada dia pelo mundo, e que a televisão seja o meio de comunicação mais influente sobre as massas, a Rádio continua inserida nesta disputa pela comunicação, de forma excepcional, e vem se transformando.
E a Rádio, ao se modernizar, vem se ajustando e melhorando seus serviços usando das tecnologias existentes no mundo da internet, alcançando cada dia mais ouvintes, graças às tecnologias que possibilitam o acesso às programações de variadas formas, através de sites, aplicativos, plataformas de streaming, dentre muitos outros meios.
Se engana quem acredita que ouvir Rádio é coisa do passado.
Ninguém imaginaria, há alguns anos atrás, que as rádios começariam a ser transmitidas pela internet e teriam tanto sucesso. E essa modalidade de transmissão está em franca expansão, conquistando cada vez mais espaço.
Segundo estatísticas apuradas recentemente, 86% dos brasileiros ouvem Rádio.
As Rádio oferecem a vantagem de ser possível adquirir conhecimento, lazer e entretenimento através de um fone, mesmo enquanto realiza outras atividades cotidianas, o que poupa tempo, o bem mais precioso deste século.
O fato é que o uso de tecnologia e um excelente conteúdo são os pontos principais de sucesso de uma Rádio Web, mas não são as únicas ferramentas que se pode lançar mão para o sucesso de uma rádio.
Mas nem só de tecnologia e música vive uma Rádio, existem recursos que podem tornar a programação muito mais atrativa, além de profissional, como as vinhetas para Rádio.
A vinheta, além de garantir a fixação da marca da Rádio na memória do ouvinte, ela também ajuda em sua fidelização, dando maior credibilidade à emissora.
Você deve estar se perguntando afinal, o que é uma vinheta?

ENTENDA O QUE É UMA VINHETA
As vinhetas são feitas com apenas alguns segundos, são construídas a partir de frases curtas, e tem como função chamar a atenção do ouvinte para aquilo que está prestes a ouvir, ou que acabou de ouvir.
Elas têm a função de destacar e realçar, através do som, algum elemento sonoro transmitido pela Rádio, como por exemplo, marcando o início de um programa, ou simplesmente para informar o horário atual.
Ainda, podemos dizer que a vinheta é um tipo de assinatura de uma marca, seja a marca da rádio ou a marca que representa e anuncia as suas programações.
Uma boa vinheta agrega valor ao conteúdo e, consequentemente, à marca da Rádio.
Mas não devemos confundir as vinhetas com os spots e jingles, já que eles são tipos de publicidade de produtos ou de serviços feitos pela rádio.
O spot é uma espécie de anúncio realizado por um locutor profissional, em estúdio, com uma trilha de fundo e serve para divulgar algum produto de forma direta.
Um jingle é um tipo de publicidade cantada, onde se usa a música para deixar a propaganda animada e repetitiva, com palavras fáceis de decorar e fixar na mente das pessoas.
Já a vinheta é um elemento que poder ser retirado do programa sem causar nenhum prejuízo aquele conteúdo, já que ela somente anuncia a sua entrada ou o seu final, ou, ainda, reafirma a marca da Rádio.
A vinheta, afinal, é a assinatura sonora de uma marca.

A HISTÓRIA DAS VINHETAS
As vinhetas surgiram no passado em escudos e brasões, usadas na Idade Média como alegoria gráfica, para representar mensagens ou palavras chave.
Com o passar do tempo, as vinhetas se modernizaram e, com o surgimento das telecomunicações, ela também se modernizou assumindo outros formatos, como o sonoro, sempre com a função de marcar limites nas programações e intervalos comerciais e para fixar uma determinada marca.
No Brasil, Edgard Roquete Pinto e Henry Morize foram os precursores do rádio, fundado em 1923, e a primeira estação de Rádio Brasileira foi a RÁDIO SOCIEDADE DO RIO DE JANEIRO.
Somente na década de 70 que a linguagem radiofônica sofreu uma mudança radical graças ao surgimento das rádios FM (frequência modulada) com a instalação da Difusora FM de São Paulo. O sistema estéreo, a alta qualidade na emissão e o baixo custo eram as vantagens esmagadoras em relação ao modelo AM de transmissão, hoje já extinto.
A popularização das rádios FM ocorreu nos anos 80, com a popularização dos aparelhos de som portáteis nas residências e também nos carros das pessoas.
E foi nesse momento que as vinhetas adquiriram esse caráter apelativo, de natureza decorativa, já que além de caracterizar a emissora de uma forma única e especial, passou a auxiliar na venda dos produtos das Rádios, ou seja, as suas programações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *