Radio PlugOne

Museu do Ipiranga é reinaugurado oficialmente em SP para autoridades e patrocinadores

Após nove anos fechado para visitação, o Museu do Ipiranga foi reinaugurado para convidados na noite desta terça-feira (6), em cerimônia oficial.

A reabertura faz parte das comemorações do Bicentenário de Independência do Brasil, que terá uma ampla agenda de eventos durante toda a semana em São Paulo.

Entre os presentes estavam o secretário de Governo, Marcos Penido, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), o secretário da Cultura do estado, Sérgio Sá Leitão, o ministro do Turismo, Carlos Alberto Gomes de Brito, o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) e o príncipe Dom João de Orleans e Bragança, representando a família real.

Sá Leitão fez críticas ao governo federal que, segundo ele, “foi negligente em relação ao bicentenário da Independência”. “Nós aqui estamos entregando o único legado do bicentenário, que é o restauro e a ampliação do Museu do Ipiranga, e estamos entregando a única programação cultural consistente, aberta ao público, relativa a esse assunto”, disse.

“É uma pena porque foi uma oportunidade perdida. A independência não é de São Paulo, é a independência do Brasil”, completou.

Doria, em sua fala, afirmou que a reinauguração do museu “é a vacina contra o obscurantismo que assola o Brasil”. “A reabertura do Museu do Ipiranga simboliza a vacina contra o obscurantismo, o ódio e o separatismo que assolam o nosso país. O Brasil pede paz, harmonia, educação. Pede respeito à cultura e pede que o país se una em respeito a uma única causa.”

Momentos antes, ao discursar, Sá Leitão havia citado o esforço do ex-governador ao captar recursos na iniciativa privada para reformar o museu e mencionou o legado de Doria à frente do governo de São Paulo no enfrentamento da pandemia.

Em sua fala, o ministro Carlos Brito recebeu algumas vaias ao fazer comentário sobre vacina contra a Covid-19 e mandar uma indireta ao secretário Sá Leitão e a Doria. “Sérgio [Sá Leitão], você falou aqui sobre vacina. Nós não estamos aqui para falar de política, mas já que você citou, digo que nenhuma vacina chegou aos municípios do Brasil sem o investimento do governo federal”, afirmou.

“É muito bom também falar nesse momento festivo, de comemoração: enquanto o mundo fala em inflação, o Brasil fala em deflação. O maior programa de transferência de renda que o Brasil teve está sendo deste governo, que é o Auxílio Brasil”, disse o ministro novamente sendo interrompido por vaias.

A plateia era composta majoritariamente por convidados do governo de São Paulo e das 34 empresas patrocinadoras da reforma.

A reabertura contou com discursos das autoridades e apresentação da Orquestra Sinfônica da USP. Os convidados puderam fazer uma visita guiada pelo novo museu, que teve a área total ampliada de 6.400m² para cerca de 13.400m².

A obra teve o custo total de R$ 235 milhões, custeados pela Lei de Incentivo à Cultura, por investimentos privados sem incentivo fiscal e também aportes públicos feitos pelos governos do estado e federal.

Na quarta-feira, feriado de 7 de setembro – Dia da Independência – o museu fará uma abertura simbólica para funcionários e trabalhadores da obra e seus familiares, além de um grupo de 200 estudantes de escolas públicas selecionados pelas secretarias estadual e municipal de educação.

Com a reabertura, o Museu do Ipiranga estima receber cerca de 900 mil a 1 milhão de visitantes por ano.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *